Quem sou eu


Quem sou eu


Olá!


Me chamo Paulo Roberto dos Santos, se preferirem podem me chamar de Paulinho, modo carinhoso como minha família e amigos me chamam. Tenho 32 anos, sou casado com a Adriana e pai do Pedro, meus amores.

Em 2008 me formei como pedagogo pela Unip, antes, cursei por um ano a Faculdade de Jornalista da Puc Campinas.

Aos dezessete anos comecei a me embrenhar nas veredas da educação, quando comecei a participar da Pastoral da Juventude – PJ na Igreja Católica. Fui coordenador do Grupo de Jovens, me encantei profundamente com o trabalho da PJ. Na Igreja, me identifiquei com a Teologia da Libertação, “um novo jeito de ser Igreja”, construído pelas Comunidades Eclesiais de Base – CEBS. Foi com essa vivência cristã que iniciei a militância política através dos Movimentos Populares e o Partido dos Trabalhadores. Ainda no ensino médio ingressei no Grêmio Estudantil, participei da Associação de Moradores do bairro Jardim Florence e do Conselho Popular da Região Campo Grande. Através desses movimentos, conheci a Central de Movimentos Populares, chegando a compor sua direção estadual. Nesses espaços, vivendo na prática as lutas sociais e passando por um processo de formação, constitui minhas convicções sobre a sociedade. Na perspectiva do humanismo, da necessidade de construirmos uma outra sociedade, socialista, democrática, plural e justa.

Na militância política, fui convidado a compor a assessoria do então Vereador Carlos Signorelli, onde permaneci por quase sete anos. Pessoa com o qual tenho grande admiração e carinho. Uma grande referência. Até então o contato que tinha com a educação era pouco palpável. Na acessória, realizávamos cursos de formação política, seminários, conferências etc. Tendo sempre como parâmetro o método Paulo Freire, talvês por isso escolhi cursar pedagogia.       

No último ano de faculdade, decidi deixar a assessoria para buscar uma experiência concreta com a educação. Fui trabalhar como educador social na Obra Social São João Bosco, uma instituição Católica, da Ordem Salesiana. A princípio, atuei em um núcleo sócio-educativo da instituição, dando reforço escolar para adolescentes. Depois fui trabalhar – na mesma instituição - como orientador de medida do Programa de Liberdade Assistida - LA com adolescentes em conflito com a lei.  

Mais adiante trabalhei em outra instituição, também como educador social. Na Fundação Feac, desenvolvíamos um projeto chamado Trabalho Educação e Cidadania. O projeto trabalhava com adolescentes a orientação e inserção no mercado de trabalho, além da formação para a cidadania.

Em agosto de 2009 assumi o cargo de Conselheiro Tutelar em Campinas. Local de trabalho onde vivi grandes experiências de vida. Meu mandato terminaria em agosto próximo, eis que para a minha surpresa, fui convocado a assumir cargo de professor docente I na Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Foi a minha primeira experiência com a educação formal no ensino regular. Permaneci na rede de Indaiatuba por um ano, até ser convocado a assumir o cargo de professor efetivo na rede municipal de Campinas, onde estou lecionando.

Mas isso aqui não é uma biografia, é só um breve relato sobre minhas origens, minhas trajetórias, experiências, ... porque é assim que vamos escrevendo nossa história, indo e vindo, fazendo e refazendo, ...

Ia me esquecendo de dizer algo muito importante: tento ser um blogueiro, gosto de tecnologias, internet, mídias, ... Faço desse espaço (o Blog) um local para compartilhar experiências, dividir opiniões, provocar debates etc.

O projeto continua o mesmo, único detalhe que agora irei compartilhar a partir de minhas experiências na escola.

Forte Abraço a tod@s


Paulo Roberto dos Santos – o Paulinho
Campinas, 30 de janeiro de 2014