5 de mai. de 2010

XXIII Congresso da ABMP


Caros Amigos,

Conforme tinha prometido, estou tentando partilhar com vocês, neste blog, um pouco do que tenho vivido no Conselho Tutelar. Não me faltam assuntos para escrever, mas careço de um pouco mais de tempo para registrar tantas experiências e aprendizagens. No Conselho vivenciamos situações intensas, algumas bizarras e outras tantas trágicas. Mas também estou passando por um processo de formação muito rico, tanto pela experiência prática de enfrentar estas situações, quanto pelas discussões, pelos cursos e capacitação que passamos. Além disso, o fato de estarmos no Conselho, dia-a-dia dialogando com outros profissionais da rede de atendimento, com os próprios colegas de trabalho, faz deste serviço uma ceara de conhecimentos na área de infância e juventude.
Neste sentido, aqui estou eu escrevendo para socializar as discussões que estou participando, aqui em Brasilia/DF, no XXIII Congresso da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça, Defensores Públicos da Infância e da Juventude - ABMP.
O XXIII Congresso da ABMP iniciou hoje, dia 5 de maio e termina sexta-feira, dia 7. O evento acontece concomitante ao I Encontro Regional da Associação Mercosul de Magistrados da Infância e da Juventude. Contamos com a presença de juizes, promotores públicos, defensores públicos, conselheiros tutelares, gestores públicos, conselheiros de direitos e pesquisadores da área de infância e juventude.
A delegação aqui presente vem de todos os Estados da Federação, da Argentina, Paraguai, Uruguai, entre outros países da América Latina.
Depois de uma longa mesa de abertura, com muitas saudações, agradecimentos, congratulações, bla, bla, bla, ... no período da manhã, à tarde fomos para as salas do Centro de Convenções, onde acontecia as mesas temáticas. Estamos aqui em quatro conselheiros tutelares de Campinas, um(a) de cada região. Organizamos-nos de maneira que cada um acompanhasse uma sala de discussão. Fiquei numa onde discutiam diretrizes políticas para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua. O debate foi desenvolvido por Dr. Marcelo Prinsceswal (UERJ) e Sra. Aparecida Rodrigues dos Santos, especialista em gestão pública e técnica do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.
Adiante, escreverei minhas observações sobre este e os demais debates que irei participar.
Força pra todos(as) e dêem me forças para cumprir como o que me propus.
Abraço

Paulinho
05/05/10 – 22h51

Um comentário:

Carlos Signorelli disse...

Caríssimo Paulinho:
Excelente idéia essa do blog. E pela sua experiência e atividade atual, é de fundamental importância para nós que militamos na busca de um mundo humanamente constituído.
Num momento civilizacional, em que só valem a eficiência, a eficácia e a beleza (muito embora frias e sem sentido) são as crianças e os idosos os que mais nos preocupam (evidentemente os pobres).
Com certeza que ficarei atento às suas postagens.
Felicidades, também à querida Adriana.
Carlos Signorelli