9 de ago. de 2011

Os filhos de Maria Zefa


Imagem: Retrato de Maria, Candido Portinari, 1931

A guerreira Zefa tem cinco filhos: Douglas que está com 16 anos; Jeferson que tem 15 anos; Ana tem 13 anos; Carol com 6 e o mais novo Rian com 4 anos.

O pai de Douglas e Jeferson é Ribamar, ele nunca mais apareceu depois que Zefa o botou pra correr, deve de ta pulano por aí até hoje com as parte queimada. Os menino sente a falta do pai, mais Zefa nem tem como sabe dele pra pedir pensão, ele nunca deu o nome dele inteiro e não registrou os menino quando nascero.

Aninha, a filha do meio, perdeu o pai quando tinha quatro aninho, mal recorda do pai. Zefa sente a perda de Joaquim até hoje, com ele viveu os dias mais feliz de sua vida.

O casal mais novo, Carol e Rian é que tem contato com o pai, mais pra falar a verdade é melhor que num tivesse. O danado do José Pedro até hoje, mesmo sendo colocado pra fora de casa, é um estorvo na vida de Zefa, num paga pensão, quando aparece pra ver os fios é porque quer alguma coisa. Zefa, apesar de tudo o que já sofreu com o danado, com o coração bom que tem, acaba lhe ajudando, acreditando ainda que um dia ele mude de vida.

O mais velho Douglas agora tá começano a tomar juízo, tá querendo trabalhar, tem pego no pé do irmão Jeferson pra ajudar a mãe. Jeferson é mais malinoso, num sai da rua, vive atrás de pipa. Mas Douglas também já deu muito trabalho pra Zefa, chegou inclusive a se meter com coisa errada. Quanto mais Zefa lhe batia, mais ele aprontava, até que ela começo a conversar com Douglas, aconselhar e ele tem melhorado. Tá começano a entender que ele é o mais velho e precisa ajuda a mãe. Já o Jeferson é mais moleque, num deu conta ainda que tá virano home, que pipa, pião e burquinha é brincadeira de criança. Quando lhe convém quer ser adolescente, quando não, se diz criança. Vai entender a cabeça desses menino.

Já Aninha é mais ajuizada, leva os irmão mais novo pra escola todos os dias. Zefa saí pra trabalhar bem cedinho e o horário da escola num bate com os horário de Zefa. Aninha arruma os irmão, prepara as mochila e leva Carol na escola e Rian na creche. Ajuda a mãe nos afazeres de casa. É um brinco de menina, doce, carinhosa com a mãe e com os irmãos. Rian tá com um probleminha na fala, Zefa pego um encaminhamento no postinho de saúde pra passar com um fono.

Com todas as dificuldades, se percebe uma coisa, num falta da parte Maria Zefa é garra pra poder criar seus filhos.

Paulo Roberto dos Santos
Campinas, 09 de Agosto de 2011

Nenhum comentário: