29 de nov. de 2012

Paulo Freire Contemporâneo - Documentário



Documentário interessantíssimo sobre a vida e obra de Paulo Freire. O vídeo foi lançado em 2007, dez anos após sua morte, por ocasião das homenagens prestadas ao mestre da educação libertadora.
No início o vídeo traz depoimentos que retratam as primeiras experiências de alfabetização da educação popular freiriana em Angicos no Rio Grande do Norte na década de 1960. Meio e a segunda metade do vídeo compõe um mosaico de depoimentos, imagens, narrativas sobre a vida, suas obras e sua presença na contemporaneidade.
Com os depoimento de suas filhas Fátima e Madalena Freire e sua segunda esposa Ana Maria Freire, todas também educadoras, verificamos quanto ele era coerente com seus ideais. Uma pessoa extremamente sensível, profundamente humano e comprometido com os oprimidos.
O documentário está disponível no Youtube, no site Domínio Público do MEC e você também pode assisti-lo aqui. Deixe um comentário seu, tem mais um monte aspectos que não abordei neste texto.
Duração
53 minutos
Direção
Toni Venturi

 Link's






Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida que a Pedagogia do Educador Paulo Freire é uma necessidade social Real hoje para preencher o vácuo,na Educação de Jovens e Adultos. O Brasil e a Educação é um sonho que não é de maluco, mas de um Sonhador de quem ama a Vida!Trata-se de um documentário representativo, e historicamente necessário no currículo de cada aprendente, que deseja ver um Brasil alfabetizado! Belíssimo!Muito obrigado.